Em 1441, João Gomes da Silva (filho de Aires da Silva) fez instituição de uma Missa quotidiana por sua alma, na sua ermida de S. Marcos, legando para o efeito determinados bens.
Esta ermida fora fundada quando João Gomes da Silva se retira para a sua Quinta, também denominada de S. Marcos, criando à sua volta um pequeno lugar
( S. Silvestre). Grande parte destes homens era devota de S. Marcos, sendo de crer que nesta devoção teve origem o nome da ermida.
Mandou então erguer e instituir esta capela, no lugar que todos conhecemos.Após várias doações, a mais importante terá sido a de D. Beatriz de Menezes, que possibilitou a construção do Convento, mais tarde entregue aos Monges Jerónimos.
Fundado o Convento, nunca mais afrouxou a protecção Real, bem como a dos Silvas, que nele erigiram o seu Panteão. Deste Panteão, diz-nos Ramalho Ortigão o seguinte: « O Panteon dos Silvas, pelo seu incomparável conjunto, constitui o mais delicado espécimen da plástica da Renascença em Portugal».Pena é que se apresente em tão avançado grau de degradação, com muitas infiltrações, pelo que apelo ao IPPAR, no sentido de articular esforços e evitar estragos maiores.Gostaría sobretudo de salientar, os Nobres valores que nos foram deixados por estes nossos antepassados, que escreveram com a sua acção e o fio da sua espada a história deste País.
Homens que nos deixaram grandes ensinamentos, como a Valentia, Coragem, Lealdade, Justiça e um verdadeiro amor pela nossa terra e pelo nosso País.
Davam a vida se necessário fosse para a defender e prestigiar.
Hoje passados mais de 10 séculos, seria bom que cada um de nós aproveitasse o que essa realidade tem de melhor, para alcançar um objectivo ainda maior: sermos capazes de apreciar o nosso semelhante pela Nobreza do Ser.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
S. MARCOS ... breve história
Publicada por
João Cortesão
à(s)
21:29
Etiquetas: Monumentos
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Jovem talento
sábado, 17 de novembro de 2007
União de Alexandra e Jorge, Gente da Minha Terra
sábado, 10 de novembro de 2007
Gentes da Minha Terra
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Códigos Postais da Nossa Terra
Qual o código postal da minha rua?
Pois bem, aqui tens a resposta à tua questão.
Só tens que clicar aqui e escolher a tua rua.
Publicada por
João Cortesão
à(s)
16:33
Etiquetas: Informação
São Silvestre o nosso Padroeiro
São Silvestre natural de Roma, foi Papa nos anos de 314 a 335.
Esta estátua encontra-se no Largo do Terreiro
Publicada por
João Cortesão
à(s)
15:18
Etiquetas: Monumentos
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Junta de Freguesia
São Silvestre é uma freguesia do concelho de Coimbra, com 10,27 km² de área e cerca de 3.500 habitantes e que engloba as povoações de Castanheira,Zouparria,Quimbres e S.Marcos.
Actualmente o Executivo da junta de freguesia tem como Presidente: José António Oliveira Marques Cortesão; Secretário: José Alves Pancas; Tesoureiro: António Alberto Cheganças Pancas.
Publicada por
João Cortesão
à(s)
20:33
Etiquetas: Instituições
Feira Medieval em São Silvestre - Coimbra
Nos dias 6 e 7 de Outubro realizou-se uma vez mais a feira medieval na terra onde eu nasci (Janeiro 1959) e me viu crescer - São Silvestre - aldeia pertencente ao concelho de Coimbra e que dista desta cidade cerca de 10 Km, situando-se na Estrada Nacional 111 Coimbra - Figueira da Foz.
Este evento vem mostrar a muitos incrédulos que por cá ainda se valoriza a cultura.
Este meu pequeno "slide fotográfico" é apenas uma pequena amostra de gratidão para todos quantos colaboraram.
João Marcelino Cortesão Silva
E-mails:
jmcortesao@gmail.com
jmcortesao@netcabo.pt