sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Manuel Sangalhos - Justa Homenagem

Pretendo com este video transportar os visitantes para o ano de 1482 (data em que esta peça foi desenhada por Leonardo Da Vinci).


Transcrevo aqui excertos de dois jornais: Campeão das Províncias e Diário de Coimbra

Campeão das Províncias 16 de Setembro, página 20

BLOGOSFERA: É UM ARTISTA de S.SILVESTRE!

Seguindo um desenho de Leonardo da Vinci, datado de 1482, Manuel Ferreira Sangalhos, carpinteiro de profissão e coleccionador, natural e residente na freguesia de S. Silvestre, Coimbra, executou uma réplica de um “torno a pedal com volante de inércia”, criado pelo famoso inventor italiano, que mostra agora ao mundo através do You Tube…

outros trabalhos têm sido alvo de vídeos e exposições, como é o caso de algumas armas medievais, por ele construídas, e um Rebaixador de 1910, que faz parte do “vasto espólio de ferramentas de carpintaria” de Manuel Sangalhos….

Diário de Coimbra 19 de Setembro, página 3

S.SILVESTRE ADMIRA TORNO DE LEONARDO DA VINCI

Uma peça desenhada em 1482 pelo inventor italiano foi construída, em Agosto de 2010, por Manuel Ferreira Sangalhos. Está a trabalhar na VIII Feira Medieval

Foi carpinteiro de profissão e sempre utilizou as mãos para sustentar a vida. Agora, usa-as para se «entreter» e fazer as coisas «com gosto». Ontem, lá estava na VIII Feira Medieval de S. Silvestre com algo novo para mostrar aos visitantes. Ainda não falhou uma edição da feira realizada na freguesia onde nasceu e vive. É por isso, «assumidamente um homem da terra». Sempre com vontade de exibir «coisas novas e diferentes», Manuel Ferreira Sangalhos voltou a causar sensação…

Meteu mãos à obra e, em «mais ou menos 15 dias em Agosto», sempre «aos bocadinhos», a réplica do torno passou «do papel ao concreto»…

«Está a tornear como era há 500 anos», …«Trabalha por inércia. Quando se dá impulso à roda, a roda dá força por inércia, embala e, depois, é manter a cabeça do pedal»…

O artesão exibe, também, na sua bancada da VIII Feira Medieval de S. Silvestre diversas miniaturas de alfaias agrícolas, como a nora, a tarara…réplicas de armas medievais.

Nota do autor:

Estando o nosso “Manel” convicto, após ter manifestado o desejo à organização da VIII Feira Medieval de S. Silvestre, de que a sua mais recente obra (refiro-me ao torno a pedal de Leonardo da Vinci 1482), fosse descerrada pela Sra. Vereadora da Cultura Prof. Dra. Maria José Azevedo Santos, tal não veio a acontecer para tristeza deste GRANDE ARTISTA.

Este “LAPSO” por parte da organização deixou o nosso "Manel" muito consternado, levando-o mesmo a desabafar: «todos os anos o anterior vereador Dr. Mário Nunes, entrava por esta porta e vinha-me cumprimentar e ver o que eu tinha de novo».

Perante tamanha injustiça alguns dos presentes tomaram a iniciativa de descerrar a obra e de dar o devido valor a quem o merece, reconhecendo desta forma o esforço, dedicação, paciência e carinho que este filho da terra põe em tudo o que faz.

Powered By Blogger