quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VIII Feira Medieval de S. Silvestre - programa


Nos próximos dias 18 e 19 de Setembro a Associação Cultural e Recreativa de S. Silvestre irá realizar a VIII Feira Medieval, que terá inicio às l9,00 horas de Sábado e fecho pelas 24,0 horas de Domingo.

Mais uma vez, e na sequência dos anos anteriores, estaremos à vossa espera com um ambiente de raro encanto e beleza natural, onde abundam cheiros intensos a terra molhada e fruta madura, próprios desta época, associados a espectáculos medievais baseados na realidade desta casa datada do princípio do Séc. XIV.

Lançadores de fogo, bailarinas, nobres e homens de armas, mercadores e serviçais, num ambiente natural cheio de aromas e sabores.

D. Aires da Silva, fundador desta casa e desta localidade, tem o papel principal, e é à sua volta que se desenrola toda a encenação: Casa Senhorial de rara beleza, cheia de nobres e fiéis servidores, homens de lanças e pastores, povoaram estas terras por essa época; mas havia os Espanhóis, sempre à espreita duma oportunidade para se apoderarem do nosso território. Mas D. Aires e os seus homens, valentes, habituados às suas artimanhas, não se deixam intimidar pelo seu numero e pregam-lhes uma partida ….

Para aquecer o ambiente, não faltará o enforcamento do ladrão no meio da plebe em publico, assim como o julgamento da bruxa condenada a ser queimada viva na fogueira…

Os mais pequenos (Infantes da Musica), vão apresentar uma peça intitulada “A Princesa Feia”, que conta a história de animais do bosque que fazem uma encenação de Príncipes e Princesas….

No sábado, a abertura da Feira estará a cargo do Coral Dom Aires da Silva (Escolinha de Musica de S.S), que apresentará peças em gregoriano, e no Domingo peças Tradicionais harmonizadas.

Pelas 21,30 de Sábado teremos a abertura solene com a presença da Vereadora da Cultura Prof. Doutora Maria José Azevedo Santos, e presidentes Associações locais.

O resto, caros leitores, tendes de vir ver, para apreciar ao vivo, espectáculo de rara beleza.

As encenações estão a cargo de Ricardo Seiça e do grupo TASS (Teatro Amador de S. Silvestre); da Escolinha de Musica e Canto de S. Silvestre - com os Infantes da Musica a levar a palco o musical “ A Princesa Feia”, e o Coral Dom Aires da Silva com a responsabilidade da abertura da Feira com peças em Gregoriano no Sábado e no Domingo peças tradicionais.

Aconselhamos que venha passar este fim de semana connosco: não se vai arrepender, porque todo este espectáculo é gratuito, e pode ser acompanhado por um excelente vinho das vinhas de S. Marcos (que nos rodeiam), broa e pão cozidos, presunto no espeto, e um excelente arroz doce, tudo cozido na feira, a serem servidos durante todo o evento.

Venham visitar-nos, estamos à vossa espera….

A.C.R. Tricanas de S. Silvestre

Powered By Blogger